julho 29, 2004



Ontem fui, por cortesia de um amigo, assistir à antestreia do novo filme da saga Harry Potter.
Devo já esclarecer aqui que gosto à brava do puto feiticeiro e da sua troupe; brigo com o projecto de adolescente cá de casa pela primazia da leitura cada vez que sai um livro novo.

O filme é excelente; somos rapidamente transportado para o mundo de magia e criaturas estranhas a que fomos habituados. Com uma diferença, porém: o meio envolvente é sublime. São-nos mostrados muitos mais pormenores da área que circunda Howgarts e assim ficamos a conhecer as maravilhosas colinas verdes, o rio, o lago e até a pequena vila vizinha que até aqui não tinha aparecido nos filmes, apesar de ser várias vezes referenciada na obra. Toda a paisagem é magnífica.

Como nos dois filmes anteriores, a adaptação ao cinema é fiel e em nada desprestigia a obra escrita. Pelo contrário, em futuras leituras, a nossa  memória visual leva-nos para dentro da tela com todos os pormenores vividos nos livros. Os personagens passam a ter o rosto dos jovens actores. A simbiose é perfeita.

Os actores cresceram fisicamente; é divertido assistir às mudanças de filme para filme. Mudanças coerentes, já que se tratam de anos lectivos diferentes.  O que traz uma novidade: não é já um filme para crianças, mas sim para adolescentes.Os mais novos poderão até sentir algum medo .Toca, por vezes, as raias do gótico.

Tem, portanto, os ingredientes necessários para se tornar um sucesso como os antecessores. Sucesso esse, plenamente justificado.

1 Comentários:

Blogger RC disse...

E é giro, achas que vá ver?

3:00 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial