setembro 18, 2004

Vindima


Estou lixada, pensei. Logo eu, que nem gosto daquele vinho caseiro e não tenho a menor vocação para trabalhos agrícolas! Mas ordens de patriarca são inquestionáveis ( principalmente nestes assuntos ) e apresentei-me ao serviço perto das 10 da manhã; sim, porque trabalhei a semana toda que nem uma galega e não sou de ferro. Precisava de dormir um bocadinho.

De balde e tesoura em punho, lá fui eu terreno abaixo. À medida que ia descendo, um suave perfume a uvas maduras invadiu-me as narinas. Os cachos das uvas, grandes e doces, eram, afinal fáceis de apanhar e como o calor não era muito a coisa até poderia ter corrido bem. Digo poderia porque uma população de abelhas não achou graça nenhuma que lhes estivessem a levar o alimento e começou com ares ameaçadores à minha volta, qual dança tribal de guerra. A coisa correu bem durante uma hora ou mais, com uma absoluta ignorância da minha parte.Mas, de repente, senti uma picada aguda num dedo. Devo esclarecer que só tinha sido picada por uma abelha uma vez, em criança e não tinha a menor recordação do quão doloroso é. O certo é que dei um grito enorme e corri direita ao garrafão da água para meter o dedo lá dentro. Coisa a que os meus colegas apanhadores de uvas não acharam grande piada, porque a água era para se beber e as minhas mãos não estavam exactamente lavadas. Valeu-me depois o bendito Fenistil Gel.

Uvas apanhadas, horas depois, pensei que o meu sossego tinha voltado. Enganei-me. Era preciso pisar as uvas ainda hoje, disseram-me. Ora,se há coisa que uma mulher não aguenta é olhar para os pés e vê-los sujos e vermelhos. Ainda fiz birra, mas não me ligaram importância nenhuma. E , à parte um tremendo bate cú que não dei dentro do lagar graças à parede mais próxima, achei divertido andar ali a chafurdar no mosto. Principalmente porque o vermelho dos pés saiu só com água.

Foi um dia divertido, sim senhor.
(Principalmente porque só se apanham uvas uma vez por ano)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial