agosto 20, 2004

Profissões

Acho que errei na profissão. Muito sinceramente.
Fui ontem fazer a revisão do meu carro e paguei a módica quantia de 252,78 €! Os senhores mecânicos saberão quantas horas eu tenho que trabalhar para ganhar esse dinheiro?
Isto leva a uma conversa mais abrangente, como a do sucesso do ensino tecnológico em Portugal. Qualquer bom electricista, canalizador, mecânico, pedreiro, etc, ganha muito mais dinheiro do que a maioria dos novos licenciados deste país; a maioria dependente de conhecimentos dos progenitores ( as ditas cunhas) para se " encaixarem" neste ou naquele emprego. Aos outros, restam as caixas de pagamento dos hipermercados. Conheço alguns casos destes, sim.
A política de ensino deste país está errada dos pés à cabeça. Escolaridades obrigatórias com passagens automáticas servem para quê? Conheço casos de miúdosque, no 5º ano, nem o nome sabem escrever E que é feito do tal ensino gratuito? Sei bem quanto vou gastar só com os livros que os meus dois filhos ( dentro da tal escolaridade obrigatória), vão precisar.
A criação de raíz de cursos, de facto, virados para as tecnologias é essencial. Aprendamos com o passado, quando existiam os cursos comerciais e industriais. Hoje em dia, as secretárias são senhoras gestoras e os mecânicos,senhores engenheiros.
O fascínio dos cursos superiores é uma quimera dourada que o próprio sistema incute nos jovens. Uma questão, apenas de status.
Está mais que na altura de parar para pensar e de dar ao país os profissionais que ele precisa, de facto.
E dar aos jovens, finalmente, o respeito que eles merecem.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial